Zé Peixeiro defende alerta contra as drogas em material escolar

O vereador Zé Peixeiro (PMB) defende a afixação de imagens e mensagens de advertência, em cadernos e livros escolares, alertando para as consequências das drogas no organismo humano. Com essa finalidade, ele apresentou à Câmara Municipal de Mossoró o Projeto de Lei 120/2023, que tramita nas comissões da Casa.

Segundo o parlamentar, a ideia principal do Projeto Lei é aliar a divulgação feita nos cadernos e livros escolares às campanhas contra o uso de drogas e a exibição na televisão do efeito devastador que elas têm sobre a vida de quem opta por seguir este caminho, objetivando intensificar e fortalecer as campanhas de combate ao uso de drogas entre jovens e adolescentes.

“Vale lembrar que leis semelhantes foram publicadas em vários municípios do país, a exemplo da Lei nº 6523/2015, de Maceió (AL), e a Lei nº e nº 138/2022, da cidade de Natal”, exemplifica.

Zé Peixeiro lamenta que um número enorme de adolescentes continue dizendo sim às drogas. Ilustra que pesquisa recente mostrou que um em cada quatro estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública brasileira já experimentou algum tipo de droga, além do cigarro e das bebidas alcoólicas.

Já a idade do primeiro contato com esse tipo de substância caiu dos 14 para os 11 anos em uma década.

“Daí, a importância de intensificar campanhas preventivas, principalmente na idade de formação do jovem, e os cadernos e livros escolares são importantes veículos  para esse público”, diz Zé Peixeiro.

Compartilhe