A pesquisa TCM/CDL/TS2 trouxe a avaliação dos 100 primeiros dias da gestão allyson Bezerra, nós fizemos um comparativo dos 100 primeiros dias da ex prefeita Rosalba Ciarline e do novo gestor de Mossoró Allyson Bezerra, baseados em noticias circuladas na imprensa regional em cada época.
Primeiros atos:
Rosalba:
A ex prefeita começou nomeando quatro parentes para o primeiro escalão, entre estes dois filhos, o que rendeu matéria negativa até no jornal Folha de S. Paulo. A repercussão, contudo, não a brecou. Ela nomeou mais parentes para o segundo escalão da administração.
Quando do primeiro pagamento do funcionalismo, “pulou” os meses de novembro e dezembro, pendentes, dando a entender que a gestão dela pagava em dia, e que o atraso era do gestor passado, como se a prefeitura fosse uma bodega. Foi – e continua sendo – uma afronta ao princípio constitucional da impessoalidade do serviço público.
Alyson:
Allyson publicou 8 decretos com as primeiras medidas do seu governo. Além de decretar estado de calamidade administrativa e financeira no Município, Allyson determinou a suspensão na concessão de licenças aos servidores, bem como do pagamento de diárias e horas extras, além suspender a concessão de funções gratificadas e de determinar o retorno ao município dos servidores cedidos a outros órgãos e poderes.
O salário do funcionalismo em dia é outra conquista, conforme o prefeito. “Hoje, pagamos o salário completo – base e todos os adicionais – dentro do mês”, frisa, lembrando calendário anual, 13º salário no mês de aniversário, início do pagamento de atrasados, diálogo com sindicatos.
Saúde, segurança e educação:
Rosalba:
Nas áreas de saúde, educação e segurança as reclamações da população continuaram as mesmas. Nada mudou em relação ao gestor passado. A diferença é que a ex prefeita tem a maioria da imprensa a seu favor, somando-se a isso um grupo ativista nas redes sociais. Tem deles que fazem até ameaças quando alguém ousa criticar a gestão.
Allyson
Implantou a campanha Mossoró Vacina, com faixa etária avançada, total de vacinados acima da média, 46 pontos de vacinação, imunização em fins de semana e feriados”, destaca o prefeito, ao acrescentar testagens todos os dias, com a criação do Centro de Testagem, no Ginásio Municipal.
Ainda na Saúde, Allyson Bezerra destaca o programa Tem Médico, que assegura médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), algumas sem atendimento há mais de um ano, como no Sítio Hipólito. “Também inauguramos a UBS do bairro Costa e Silva”, complementa.
Servidor e segurança
Na segurança pública, Allyson cita ampliação de 50% das viaturas da Guarda Civil nas ruas, patrulhamento móvel, ponto fixo nos mercados públicos, Vuco Vuco e outros equipamentos, início do armamento da Guarda (espera de nove anos), entre outras ações.
O salário do funcionalismo em dia é outra conquista, conforme o prefeito. “Hoje, pagamos o salário completo – base e todos os adicionais – dentro do mês”, frisa, lembrando calendário anual, 13º salário no mês de aniversário, início do pagamento de atrasados, diálogo com sindicatos.
Serviços urbanos
Com obras de drenagem, segundo ele, a Prefeitura resolveu antigos alagamentos por chuvas (Avenida Diocesana, Cobal); recolheu mais de 65 toneladas de entulho e resto de podas (Programa Mossoró Limpa); instalou mais de mil lâmpadas de LED em postes (Programa Mossoró Iluminada).
iniciou reforma e construção de praças nos bairros Liberdade, Barrocas, Abolição 1; reforma de mercados públicos, calçamento de ruas”, enumera, ao lembrar, no esporte, municipalização do estádio Nogueirão e início de obra na Praça do Basquete (Sade), no conjunto Santa Delmira.
Zona Rural
A zona rural vive novo momento na gestão Allysson Bezerra. Entre janeiro e início deste mês, a Prefeitura consertou poços ou bombas em mais de 37 comunidades e fez manutenção em 45 dessalinizadores. A medida resolveu antigos problemas de abastecimento, como no Polo Jucuri.
A agricultura também tem apoio. “O programa de corte de terra (Semear) beneficia 4.524 agricultores cadastrados, em 109 comunidades”, informa o chefe do Executivo. Segundo ele, a educação também evolui, com manutenção de escolas, entrega de kits de alimentos, recuperação de 107 computadores.
Educação:
Inaugurou a Unidade de Educação Infantil (UEI) Proinfância da Estrada da Raiz, cuja construção se arrastava há 12 anos. A escola atenderá mais de 250 crianças menores de seis anos”, destaca, ao ressaltar ainda apoio da gestão ao contribuinte municipal.
A pesquisa TS2 divulgou também a avaliação dos governo Fatima Bezerra e Jair Bolsonaro.
A pesquisa foi realizada nos dias 19, 20 e 21 de abril ouvindo 831 eleitores. A margem de erro é de 3,5% pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.
Confira os números:
Fonte: Tio Coloral/Mossoró hoje / Carol Ribeiro.