Rafael diz que PSB nacional apoia sua pré-candidatura

Ao contrário do Partido do Trabalhadores (PT) que aguarda uma definição da direção nacional do PSB sobre um possível apoio a uma pré-candidatura petista no pleito majoritário em Natal, o ex-deputado federal Rafael Motta, diz que “estamos em construção de um projeto com apoio do PSB e vamos seguir com ele”. Com isso, o ex-parlamentar ignora a pressão do PT pela possibilidade de uma aliança em Natal.

Presidente do Presidente do PSB no Rio Grande do Norte, Rafael Motta declarou que “tem um bom diálogo direto com o presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, que vem estimulando a valorização dos quadros jovens do partido através de pré-candidaturas”.

Motta tem reiterado que o seu projeto politico conta com “amparo nacional” e que tem também “autonomia partidária municipal”, citando como exemplo as pré-candidaturas da deputada federal Tabata Amaral, em São Paulo, do deputado federal Duarte Jr, em São Luís, no Maranhão, e deputado federal Cássio Andrade, em Belém, no Pará.

Há alguns dias, quando deixou o cargo de Secretário Municipal de Esportes para se dedicar a pré-candidatura a prefeito, Rafael Motta disse ao Estadão que a pré-candidatura de Natália Bonavides tinha alta rejeição, além de apontar que a parlamentar havia atingido um “teto” nas intenções de voto.

Em resposta, o presidente estadual do PT, ex-deputado Júnior Souto, e o vereador Daniel Valença (PT), revelaram acreditar em uma intervenção nacional para impor ao PSB local o apoio a Natália Bonavides. “Esse é um dado da realidade do PT, a gente considera que em razão de termos um projeto nacional, as negociações se estabelecem lá, e em muitas ocasiões essas informações não nos chegam, principalmente em detalhes”, disse Souto na época.

A expectativa é que a própria presidente nacional do PT, a deputada federal paranaense Gleisi Hoffmann, aborde o assunto durante agenda que cumprirá na capital potiguar nesta sexta-feira (15) e sábado (16).
Hoffmann dissera ao “Estadão”, no começo da semana passada, que o PT espera reciprocidade do PSB em relação a acordos nacionais firmados com outras legendas progressistas: “Uma das cidades reivindicadas pelo PSB é Curitiba, em que o candidato Luciano Ducci está melhor posicionado. Precisamos do apoio do PSB em outros municípios, como Natal, Porto Alegre e Juiz de Fora”.

“É hora de reunir a companheirada para definir estratégias neste ano tão importante”, convocou Natália Bonavides, nas redes sociais, para o comparecimento da militância à reunião com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

Tribuna do norte

Compartilhe