Prefeitura inicia distribuição de kits de alimentos da merenda escolar na Zona Urbana de Mossoró

Os alunos das Unidades de Educação Infantil (UEI’s) da Zona Urbana de Mossoró também estão sendo beneficiados com os kits de alimentos da merenda escolar. A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), iniciou a distribuição dos kits nas UEI’s da Zona Urbana nesta quinta-feira (8). Mais de 6.100 famílias de alunos das 37 Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino receberão os de alimentos da merenda escolar nessa segunda etapa de distribuição do Ano Letivo de 2021. A SME reforçou os kits ampliando a quantidade de alimentos e incluindo itens.

O cronograma de entrega começou pela Zona Rural nessa quarta-feira (7) e segue até o dia 23 de julho. Já nesta quinta-feira, a distribuição pela Zona Urbana iniciou pela UEI Lúcia Maria Nogueira Mendes, no bairro Abolição IV.

“Hoje estamos aqui na UEI Lúcia Nogueira para fazer a entrega, iniciando assim a entrega dos kits da merenda escolar na Zona Urbana. São mais de 6.100 kits entregues. Conseguimos melhorar a qualidade dos alimentos, bem como a variedade. Estamos cumprindo o que determina a Agricultura Familiar”, destacou a secretária de Educação Hubeônia Alencar.

O prefeito Allyson Bezerra acompanhou a distribuição dos kits da merenda escolar e ressaltou o trabalho desenvolvido pelo município para atender todas as famílias de alunos das 37 UEI’s da rede municipal.

“São mais de 6 mil kits alimentares que estamos distribuindo em todas as 37 UEI’s daqui da cidade de Mossoró que vão dá segurança alimentar as famílias das nossas crianças. Estamos distribuindo cereais, ovos, batata-doce, macaxeira, polpa de frutas e também peito de frango. Alguns desses itens não tinham antes nos kits anteriores, mas a Secretaria de Educação fez o esforço e colocou nessa compra, o que deu possibilidade de fazer a entrega para essas famílias”, disse o prefeito.

Os kits com alimentos substituem a alimentação da merenda escolar que é oferecida pelas escolas aos estudantes quando as aulas são presenciais. Enquanto as atividades escolares são realizadas na modalidade remota, a Secretaria Municipal de Educação fará a distribuição de kits com alimentos. Os kits foram elaborados com orientações de nutricionistas para suprir as necessidades nutricionais dos alunos.

A dona de casa Claudiana Alves é mãe de um dos alunos da UEI Lúcia Maria Nogueira Mendes. Ela aprovou a iniciativa de levar merenda escolar por meio de kits para as crianças. “É muito importante porque tem muita gente passando muita necessidade porque já é uma ajuda muito grande”, afirmou.

Kaliana Barreto também é mãe de um dos alunos e compareceu na entrega dos kits. “Eu acho bastante importante porque tem famílias que realmente não têm. Muitas famílias veem com os filhos para lanchar para ter uma alimentação na escola. Por isso, eu acho muito importante”, comentou.

Ampliação de kits
O kit de alimentação contêm alimentos da produção da Agricultura Familiar, dentre os itens, batata-doce, macaxeira e polpa de frutas. Dos mais de 65 mil quilos de alimentos que serão distribuídos nos kits, mais de 30% são da Agricultura Familiar, atendendo mais o que o mínimo previsto em lei. Os produtos foram produzidos pelos agricultores e agricultoras de duas cooperativas: Cooperativa de Desenvolvimento Agroindustrial Potiguar (Coodap) e Cooperativa de Agricultores e Agricultoras de Mossoró e Região (COOAFAM). O kit têm ainda arroz, farinha de mandioca, feijão carioca, flocos de milho, leite em pó integral, macarrão e ovos. A SME incluiu 1 kg de peito de frango e aumentou a quantidade de quilos de feijão, farinha de mandioca e de ovos no segundo kit de merenda escolar de 2021.

Além da ampliação da quantidade e qualidade dos alimentos, a Secretaria Municipal de Educação também atenderá 31 alunos das UEI’s que tem restrições alimentares entregando kits especiais com alimentos que possam ser consumidos por eles, considerando as restrições geradas por doenças.

Em breve, os alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino de Mossoró também serão beneficiados com os kits da merenda escolar nessa segunda etapa. A SME informa que cada escola tem um cronograma de distribuição devido à modalidade de compras dos alimentos ser diferenciada por meio da Compra Direta.

“As escolas, em breve, estarão também estarão recebendo porque a compra da escola é feita diretamente pela escola ao fornecedor, mas o acompanhamento o cuidado tanto do aspecto nutricional como do cuidado da distribuição é da Secretaria Municipal de Educação”, ressaltou a Hubeônia Alencar.

Em março deste ano, a SME fez a primeira distribuição do Ano Letivo de 2021 para as famílias dos alunos de todas as UEI’s do município.

Compartilhe