Matéria vinculada hoje em um site da cidade de Mossoró e rapidamente espalhada nas redes sociais, trouxe a denúncia que um senhor de 69 anos acometido de esclerose letal amiotrófica (ELA), uma doença que requer bastante cuidados, estava desassistido pelo poder público municipal de Mossoró.
Em nota a prefeitura municipal de Mossoró relata que está dando Assistência ao mesmo através de seus programas assistenciais inclusive com atendimento domiciliar.
O fato é necessário um equipamento para o prosseguimento do tratamento do paciente; equipamento este que segundo a Secretaria Municipal de Saúde é fornecido pelo governo do estado.
A Secretaria Municipal de Saúde emite uma nota explicando fato.
Veja nota na íntegra:
NOTA À IMPRENSA
A respeito do atendimento ao paciente A.L de S., em tratamento de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró informa que o paciente vem sendo assistido pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), através do fornecimento de oxigênio e dos seguintes serviços: consultas, exames, medicamentos e atendimento de fisioterapia.
Com relação ao aparelho necessário para prosseguimento do tratamento do paciente, o equipamento é fornecido pela Secretaria do Estado de Saúde Público (SESAP). A entrega do equipamento à família é de total responsabilidade do Estado, ou seja, independe de qualquer documento a ser fornecido por parte da Prefeitura de Mossoró.
Informa ainda, que quanto a este fato, o que compete ao município
de Mossoró é confeccionar relatório mensal sobre a situação do paciente, documento este que só será realizado após a disponibilização do equipamento pelo Estado.
18 de Setembro de 2021
Secretaria Municipal de Saúde
Secretaria Municipal de Comunicação Social