Do protal gazeta RN:
O prefeito de Ielmo Marinho, Fernando Batista, foi preso na manhã desta quarta-feira (28/01) durante a deflagração da Operação Securitas, realizada pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte. A ação tem como foco o cumprimento de mandados judiciais de busca e apreensão contra um suposto esquema de organização criminosa com atuação em diferentes municípios do estado.
De acordo com a Polícia Civil, as investigações apontam a participação de agentes políticos nas cidades de Ielmo Marinho, São Gonçalo do Amarante, Natal e Parnamirim, além do envolvimento de um policial militar. O inquérito teve início em 2023 e apura a existência de um grupo estruturado para a intimidação de adversários políticos e a prática de outros crimes.
Segundo os investigadores, a organização criminosa possuía um núcleo armado e atuava com forte capilaridade político-administrativa. O prefeito de Ielmo Marinho é apontado como líder do grupo, conforme os elementos reunidos até o momento. Entre os investigados também estão ocupantes de mandatos legislativos.
Um dos fatos que impulsionaram a investigação ocorreu no município de Ielmo Marinho, quando surgiram informações de que homens fortemente armados estariam no interior da Câmara Municipal, supostamente para atuar como segurança privada de um parlamentar e intimidar opositores políticos. Na ocasião, as forças de segurança apreenderam um arsenal de armas e munições, incluindo calibres de uso restrito, como .40 e .45, além de outros materiais.
A Operação Securitas tem como objetivo reunir novos elementos probatórios para esclarecer crimes como porte ilegal de arma de fogo, constituição de milícia privada e organização criminosa, além de identificar outros possíveis envolvidos. Os mandados judiciais incluem a apreensão de documentos, valores, armas e dispositivos eletrônicos, como aparelhos celulares.
As investigações seguem em andamento sob responsabilidade da Polícia Civil do Rio Grande do Norte.
