O presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome, foi oficialmente notificado pelo Partido Progressistas (PP), legenda pela qual se elegeu, sobre a indisponibilidade de liberação para troca de partido.
A decisão segue orientação nacional da sigla e foi comunicada no Rio Grande do Norte sob a presidência do deputado federal João Maia. Assim como ocorreu em outras articulações partidárias recentes, o PP não concederá carta de anuência para que Eriko deixe o partido e se filie ao PL, legenda à qual ele pretende ingressar para disputar uma vaga de deputado estadual em 2026.
Diante do impasse, a tendência é que o vereador renuncie à presidência do diretório municipal do PP em Natal, posto que ocupa formalmente, embora não esteja politicamente alinhado com a direção partidária.
O tesoureiro do diretório municipal também deverá deixar o cargo após receber notificação relacionada à prestação de contas da campanha eleitoral de 2024.
Alinhamentos políticos
Apesar de permanecer filiado ao PP, Eriko Jácome não deverá apoiar a pré-candidatura do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, ao Governo do Estado.
Alinhado ao prefeito de Natal, Paulinho Freire, o presidente da Câmara pretende acompanhar o grupo político no apoio à candidatura do ex-prefeito da capital, Álvaro Dias, que disputará o Governo do Rio Grande do Norte.
O episódio evidencia o acirramento das articulações partidárias no Estado e antecipa o clima eleitoral para 2026.
