Mossoró terá ações alusivas ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

A Prefeitura de Mossoró realizará uma programação voltada ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito.  No município, ações educativas serão promovidas nesta semana com orientações à população. A data é lembrada todos os anos no terceiro domingo de novembro, ou seja, neste ano, será no dia 19 deste mês.

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), sendo marcado por atos em todo o mundo, anualmente. Trata-se de um momento para reflexão da quantidade de vítimas do trânsito no mundo. Além disso, a data destaca a necessidade da população assumir a responsabilidade de perceber os riscos e proteger todas as vidas no trânsito.

Em Mossoró, o Programa Vida no Trânsito (PVT) e seus parceiros realizarão, blitz educativa voltada aos condutores de veículos, na próxima sexta-feira (17), a partir das 8h, em frente a 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário Estadual (2ªCIPREv), imediações da rotatória do Hotel Thermas. Na ação, participarão agentes de trânsito do município, equipe do Samuzinho, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e equipe da 2ªCIPREv.

Já no domingo (19), a partir das 8h30, será realizada uma roda de conversa sobre direcionada aos motoboys, no auditório do Centro Administrativo da Cidadania.  O encontro terá a presença de Clélio Soares, ativista que contará sua história de perder um filho no trânsito e como essa data é importante para a reflexão sobre o tema.

“É mais um momento muito importante que estamos desenvolvendo em parceria com diversas instituições da cidade. Aproveitamos a data para conscientização das pessoas sobre condutas no trânsito, segurança e responsabilidade. O nosso trabalho acontece durante todo o ano de forma intersetorial com o objetivo de disseminar conhecimentos e promover a educação no trânsito”, pontou Ana Leine Carlos, coordenadora do Programa Vida no Trânsito.

Ana Leine ainda destaca a importância da promoção de atividades que mobilzem a sociedade.  “buscamos promover e fortalecer datas que trazem o viés da educação, pois somente através de intervenções educativas que gerem reflexões na sociedade, poderemos contribuir para mudanças neste quadro de altos índices de mortes e lesões no trânsito”, acrescentou.

No Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito são prestadas homenagens às pessoas que morreram em decorrência dessas fatalidades, familiares, amigos, equipes de emergência, policiais, enfermeiros e médicos que lidam diariamente com as consequências traumáticas das mortes e lesões no trânsito.

Compartilhe