Municípios do Rio Grande do Norte já podem fazer planos para a chegada e ampliação do sinal de TV digital. O ministro das Comunicações, Fábio Faria, anuncia na próxima segunda-feira (26), em Natal-RN, a nova fase do Programa Digitaliza Brasil, que vai universalizar o sinal digital em todo território nacional. Junto com o programa, o ministro também anuncia a liberação de recursos para conclusão do Projeto Infovia Potiguar, que garante a estrutura de fibra ótica para conexão.
No Digitaliza Brasil, as prefeituras vão poder trocar todas as antenas analógicas por digitais, sem qualquer custo. O Ministério das Comunicações vai garantir os equipamentos de transmissão, com toda a instalação incluída. Os Kits de conversão adequam a infraestrutura destinada à digitalização nas atuais estações analógicas em operação.
Adicionalmente, ainda será disponibilizada de imediato a instalação de mais dois canais de TV aberta em cada município — um para a transmissão de conteúdos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e outro com as transmissões da Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa local. E mais: as emissoras de TV poderão ampliar seu alcance e chegar a mais cidades, com a digitalização. Municípios que hoje só contam com um canal, por exemplo, poderão chegar até 8 (oito).
Em outra frente, o Digitaliza Brasil também vai distribuir kits de conversão do sinal analógico para o digital às famílias de baixa renda, integrantes do Cadastro Único (inclusive as beneficiárias do programa Bolsa Família), que atenderem aos critérios estabelecidos. O formulário de adesão é simplificado e está disponível no endereço: gov.br/mcom/digitalizabrasil
Já o Projeto Infovia Potiguar fortalece a inclusão digital na rede de instituições de educação do Estado e inclui, também, a UFRN e o IFRN. São sete redes metropolitanas contempladas, recebendo a instalação de fibra ótica para conexão de alta qualidade: Mossoró, Caícó, Currais Novos, Santa Cruz, Açu/Ipanguaçu, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, João Câmara e Pau dos Ferros.
“A materialização do projeto Infovia Potiguar começa pelo Setor Leste – composto pelo trecho João Câmara-Ceará Mirim e pelas redes metropolitanas de João Câmara, Ceará-Mirim e São Gonçalo do Amarante – que deve ser concluído em agosto de 2021. Em outubro, será entregue o Setor Oeste – formado pelo trecho Pau dos Ferros-Mossoró e pela rede metropolitana de Pau dos Ferros. Nesse município, serão 25 pontos com conexão”, adianta o ministro Fábio Faria.
Na lista de entidades beneficiadas estão oito escolas, unidades de saúde, complexo penal, as universidades Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e Federal Rural do Semiárido (UFERSA), o Instituto Federal (IFRN) e órgãos da administração pública.
O Infovia Potiguar é desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e do Ministério das Comunicações (MCom). Com a instalação da rede de fibra ótica no interior do estado, a velocidade da conexão deve chegar 100 Gbps (Gigabits). Para a ativação da rede, o MCom já realizou investimento de R$ 6 milhões.