Joe Biden desiste de disputar as eleições nos EUA

Chicago – O presidente dos Estados Unidos , Joe Biden, anunciou neste domingo, 21, que não disputará mais a reeleição.

Biden postou uma carta informando a decisão em seu perfil no X.

“Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E, embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu me retire e concentre exclusivamente em cumprir meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato”, disse.

O nome que o sucederá na campanha presidencial pelo Partido Democrata ainda será definido. O processo de substituição não está claro e poderá levar o partido a uma situação de caos.

Biden segue como presidente dos Estados Unidos até 20 de janeiro de 2025. Ele desistiu da campanha, mas se mantém no cargo.

Esta é a primeira vez desde 1968 que um presidente em exercício deixa de disputar a reeleição. Naquele ano, o democrata Lyndon Johnson saiu da campanha em meio a fortes protestos contra a Guerra do Vietnã, após resultados ruins nas primárias.

Biden, 81 anos, deixa a disputa após uma crise política gerada após ele ir mal no primeiro debate na TV, em 27 de junho. Naquele dia, o presidente deu respostas confusas, pareceu assustado e perdido, ao não saber para qual câmera olhar enquanto o rival, Donald Trump, falava.

Nos dias seguintes ao debate, o presidente foi alvo de questionamentos públicos, feitos por aliados, doadores de campanha e editoriais na imprensa, de que ele seria incapaz de vencer Trump nas urnas e de governar o país. Biden concluiria um eventual segundo mandato com 86 anos.

fonte.: exame

Compartilhe