ENTENDA
O Tribunal Regional da 5ª Zona Eleitoral de Macaíba condenou a empresa Qualittá Empreendimentos Ltda ao pagamento de multa no valor de R$ 53.205,00 (cinquenta e três mil e duzentos e cinco reais) por divulgação de uma pesquisa irregular sobre a corrida eleitoral do município para as Eleições 2024. A juíza eleitoral Josane Noronha também declarou a pesquisa 03599/2024, divulgada no dia 29 de julho, atribuindo um suposto empate técnico entre o prefeito Emídio Júnior e o segundo colocado, Netinho França, como não registrada e proibiu a continuidade de sua divulgação.
Cabe destacar que a Qualittá já foi condenada por práticas semelhantes no presente pleito nos municípios de Jandaíra e Monte Alegre, também no estado do Rio Grande do Norte, por irregularidades.
A pequena diferença entre o líder Emídio Jr. e o segundo colocado chamou a atenção porque destoa de todas as demais pesquisas que vêm sendo registradas e divulgadas pelos mais diversos institutos de pesquisa, desde o início deste ano, apontando uma margem consolidada de vantagem de Emídio Júnior em relação a Netinho França, em alguns casos, chegando a um percentual com dobro de vantagem.
Sendo assim, a Federação PSDB/Cidadania entrou com uma representação protocolada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), requerendo a impugnação da pesquisa, em virtude da falta do relatório completo de sua metodologia no sistema da Justiça Eleitoral, critério obrigatório pela legislação para a divulgação de pesquisas.
Em São Gonçalo do Amarante, o Instituto Qualittá realizou e divulgou recentemente uma pesquisa de intenções de votos. A população e os observadores da política local não conseguiam acreditar nos números que foram divulgados, pois são absurdos devido a discrepância quando se compara com os dados de outros Institutos que já fizeram levantamentos e mostraram a larga liderança de Jaime Calado nas pesquisas há 1 ano. Somente no Item, Ranking e Qualittá mostram que o atual prefeito Eraldo Ingrato do PT de São Gonçalo liderança alguma coisa.