Fábio Faria, faz balanço das ações da pasta e vem ao Assentamento Maísa, em Mossoró, inaugurar serviços de inclusão digital na comunidade

Na próxima semana, o Governo Federal completa mil dias de gestão. Neste período, o Brasil passou por importantes transformações que impactaram, para melhor, o dia a dia dos brasileiros. O Ministério das Comunicações (MCom), criado em 2020, tem se destacado com as políticas de promoção de inclusão digital e expansão dos serviços de conectividade, com o esforço de trazer tecnologia de banda larga móvel de quinta geração para o país, o chamado 5G; e com o fortalecimento do setor de radiodifusão; além de garantir que as parcelas mais vulneráveis da população tenham acesso à recepção de televisão digital.

Para marcar a conclusão desses mil dias de governo, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, inaugura, na próxima terça-feira (28), no assentamento Maísa, em Mossoró, no Rio Grande do Norte, a conexão via satélite que vai garantir internet banda larga gratuita, por meio do programa Wi-Fi Brasil. Durante o evento, o presidente Jair Bolsonaro fará participação ao vivo, por meio de videochamada, para o ministro Faria.

No assentamento Maísa será formalizada a entrega de 100 computadores para escolas, unidades de saúde, laboratórios de informática e outros pontos de inclusão digital, além de cobertura de telefonia celular e conexão via satélite banda larga: uma reprogramação completa na vida de crianças, jovens e adultos. As máquinas, requalificadas pelo programa Computadores para Inclusão, do MCom, chegam juntas à instalação da torre de celular e das antenas para conexão via satélite, com internet banda larga, em Maísa e na comunidade de Alagoinha.

Além disso, serão demonstrados os usos da tecnologia 5G em uma escola e em um posto de saúde. Em quatro unidades sanitárias, dez escolas e uma base da Polícia Militar serão fixadas as antenas do programa Wi-Fi Brasil. A partir de agora, fica muito mais simples encontrar informações e acessar serviços essenciais, estudar e manter contato com amigos e familiares distantes. No Rio Grande do Norte, já são 450 pontos do Wi-Fi Brasil instalados (78% deles na área rural).

Os avanços firmados nos municípios fortalecem os resultados alcançados pelo MCom desde a sua recriação, nesta gestão. Confira as principais conquistas da pasta no período:

LEILÃO DO 5G – A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o edital de licitação das frequências de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz, a maior oferta de espectro da história. Com a definição de diretrizes para o leilão do 5G e a regulamentação da Lei Geral das Antenas, o Brasil chegará a uma nova realidade em conectividade. Com a celeridade que o MCom deu ao certame, incluindo as missões internacionais que visitaram países sede das principais fabricantes da tecnologia, a expectativa é que todas as 27 capitais brasileiras tenham a tecnologia até julho de 2022. O Planalto ainda publicou dois decretos sobre a participação da Telebras na rede privativa e sobre o programa Norte Conectado, finalizados pela pasta.

WI-FI BRASIL – Firme no propósito de levar internet aos lugares mais distantes e combater o deserto digital, o MCom rompeu nesses mil dias a marca de 14 mil pontos de internet banda larga gratuita, via satélite, do programa Wi-Fi Brasil. Do total, 78% estão cravados nas regiões Norte e Nordeste, sendo que mais de 10 mil conexões estão instaladas em escolas da rede pública, 91% delas em atividade na região rural. O programa também beneficia unidades de saúde, telecentros, povos e comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas e pescadores), além de outros equipamentos de interesse público. Nos próximos meses, a instalação de mais três mil pontos.

Compartilhe