Estudantes de escola municipal da zona rural de Mossoró comemoram aprovação no IFRN

Letícia Tayane de França Alves, 15 anos. Sabrina Soares Pereira, 15 anos. Para além da idade, elas possuem em comum sonhos e realizações. Alunas da Escola Municipal Dr. José Gonçalves, localizada no Sítio São João da Várzea, zona rural de Mossoró, elas foram aprovadas no Exame de Seleção para ingresso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN). Um novo ciclo que se inicia na vida dessas jovens estudantes, que concluíram, em 2022, o Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino.

“Fiquei sem reação na hora que recebi o resultado. Estava na casa da minha avó, que chorou muito, me abraçou. Queria muito passar e estava muito ansiosa. Me concentrei nos estudos e todo mundo estava me apoiando, acreditando que eu conseguiria passar. Os professores da escola ajudaram muito, porque sempre que a gente tinha alguma dúvida, eles tiravam, passavam questões semelhantes ao que poderia ser cobrado no IF, isso ajudou muito”, relata Letícia, que vai cursar Edificações a partir da segunda-feira (27).

Ao saber da aprovação, Sabrina Soares, que optou pelo curso de Mecânica, conta que ficou surpresa. “Fiquei sem acreditar. Estava sem esperança. Na hora, mandei um áudio para minha mãe, que sempre acreditou que eu poderia sim ser aprovada”, lembra a estudante, que desde o 1º ano do Ensino Fundamental estava matriculada na Escola Municipal Dr. José Gonçalves.

E o que elas esperam para o futuro? Letícia, após concluir o curso técnico na modalidade integrada ao Ensino Médio, pretende ingressar na graduação, possivelmente, em Medicina. “Eu espero aprender muito, para poder entrar na faculdade que eu quero. No momento estou pensando em fazer Medicina, mas não tenho tanta certeza”. Sabrina também ainda tem dúvidas sobre a graduação. “Estou em dúvida. Penso em Psicologia e outras áreas também”, disse.

Questionadas sobre qual mensagem elas gostariam de deixar para os alunos da Escola Dr. José Gonçalves que este ano participarão do Exame de Seleção do IFRN, as estudantes aprovadas afirmaram que o importante é não desistir dos sonhos. “É preciso tentar, porque desistir não é uma opção. Devemos sempre seguir em frente”, pontuou Sabrina. “Vale muito a pena. É uma grande oportunidade”, complementou Letícia.

Compartilhe