Bancada federal do RN será a mais preparada de todos os tempos a partir de 2023

Após a diplomação na tarde de ontem (19), a partir do dia 1 de fevereiro 2003, os deputados federais eleitos nas eleições de 2022 tomarão posse na Câmara dos deputados em Brasília; O Rio Grande do Norte terá uma das bancadas mais preparada e diversificada de toda sua história, composto por representantes de vários meios sociais e também políticos com vasta experiência tanto no campo público quanto no privado a expectativa dos Potiguares é que tenhamos a partir de 2023 uma das melhores legislaturas já vistas a história do Rio Grande do Norte, devido a qualidade e a diversidade dos parlamentares Norte Rio-grandense.

Confira o perfil de cada deputado.

 


Natalia Bonavides.

Filiada ao partido dos trabalhadores (PT) ela é advogada, mestre em direito constitucional, foi no movimento estudantil que Natália Bonavides deu início da sua militância. Foi dirigente do Centro Acadêmico Amaro Cavalcanti, representante dos estudantes do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
deputada de seu segundo mandato Natalia obteve 157.565 votos na ultima eleição, Natalia é a unica mulher deputada federal pelo RN na legislatura proxima.

João maia

Presidente estadual do PL, detém 3 mantados de deputado federal e se encaminha para o quarto mandato. Em 2006, foi eleito deputado federal, pelo PL.
Em 2014, foi candidato a vice-governador na chapa de Henrique Eduardo Alves, e não obteve vitória.
É irmão da senadora Zenaide Maia e o atual marido da prefeita de Messias Targino, Shirley Targino.
Obteve 104.254 votos nas ultimas eleições.

 


Benes Leocádio

É um servidor público e político brasileiro, filiado ao União Brasil. Foi prefeito do município de Lajes por cinco mandatos e presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) por quatro mandatos
Tem como principais bandeiras de seu primeiro mandato na Câmara Federal a defesa municipalista e luta pelo fortalecimento do espaço federativo.
deputado de segundo mandato e obteve 100.693 votos nas ultimas eleições.

 


Robinson Faria.

Disputou um cargo eletivo pela primeira vez em em 1986, elegendo-se deputado estadual no Rio Grande do Norte, sendo então, o deputado mais jovem da Assembleia Legislativa na época com 27 anos. Foi reeleito seis vezes, ocupando os cargos de Presidente da Comissão de Constituição e Justiça, por duas vezes, Primeiro Secretário, Vice-Presidente e Presidente da Assembleia Legislativa por quatro biênios (2003-2006/2007-2010). Na sua gestão em 8 de outubro de 2003 foi criada a TV Assembleia, primeira TV legislativa do Norte-Nordeste do Brasil.
Nas eleições estaduais no Rio Grande do Norte em 2010, elegeu-se vice-governador potiguar, na chapa encabeçada por Rosalba Ciarlini.
Em 2010 acumulou o cargo de vice-governador e titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos durante dez meses, quando ao fim da gestão anunciou a ida ao bloco de Oposição ao Governo de Rosalba Ciarlini do qual foi vice-governador, e que encerrou o mandato com uma aprovação de apenas 7%, a menor do Brasil.[1][2]
Nas eleições estaduais no Rio Grande do Norte em 2014, elegeu-se governador potiguar, derrotando, no segundo turno, o político e candidato Henrique Eduardo Alves. Com 100% das urnas apuradas, Robinson Faria atingiu 54,42% dos votos, contra 45,58% do adversário.
Obteve 97.319 votos nas ultimas eleições.

 

Fernando Mineiro

É Licenciado em Biologia pela Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN) e Professor da Rede Estadual de Ensino.
Na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, foi membro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, da Comissão de Minas e Energia e suplente da Comissão de Administração, Serviço Público e Trabalho.
Iniciou a sua militância social e política em 1981, como professor e sindicalista, membro da Associação de Professores do Rio Grande do Norte (APRN) e um dos fundadores (juntamente com Pedro Silvério e outros membros) do PT no Rio Grande do Norte. Fernando Mineiro foi o primeiro vereador petista de Natal (RN) em 1988 e foi reeleito ao cargo em eleições dos anos 1992, 1996 e 2000. Na casa legislativa de Natal foi autor da Lei Djalma Maranhão de Incentivo á Cultura (2001) – atual Programa Djalma Maranhão. O financiamento da lei é feita via IPTU e renúncia fiscal.
Obteve 83.481 votos nas ultimas eleições.

Paulinho freire

Foi eleito vice-prefeito de Natal em 2008 pelo PP, vindo a assumir o cargo de prefeito em 1 de novembro de 2012, com o afastamento da titular Micarla de Sousa pela Justiça. Em 13 de dezembro do mesmo ano, renunciou à prefeitura para que pudesse ser diplomado vereador. Nas eleições municipais de 2016, Paulinho Freire foi reeleito vereador de Natal para o mandato de 2017 a 2020.
Como empresário, Paulinho Freire é sócio da empresa Destaque Promoções e Eventos, responsável pela realização, por exemplo, do Carnatal, tradicional carnaval fora de época de Natal.[6] Já no meio esportivo, Paulinho é membro da diretoria do América de Natal. Em fevereiro de 2018, foi eleito vice-presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), com mandato iniciando em 2019.
Obteve 77.906 votos nas ultimas eleições.

General Girão

Nascido em Fortaleza, Ceará, em 8 de maio de 1955, Girão ingressou no Exército Brasileiro em fevereiro de 1973. graduou-se em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em 14 de dezembro de 1976, sendo declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Infantaria.
Na patente de Capitão, concluiu o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Arma de Infantaria na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO). Como Oficial-superior, concluiu os Cursos de Comando e Estado-Maior do Exército e o Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, ambos na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Também concluiu os cursos operacionais de “Operações na Selva”, “Operações na Caatinga”, “Básico Paraquedista”, “Mestre de Salto” e “Mestre de Carregamento”.
Ao longo da carreira militar, obteve experiências profissionais no cumprimento de missões específicas em unidades de Infantaria, bem como no desempenho das funções de Instrutor em Estabelecimentos de Ensino, de Formação de Oficiais da Ativa e da Reserva, de Aperfeiçoamento e Especialização de Oficiais.
Encaminhando para seu segundo mandato, girão obteve 76.698 votos nas ultimas eleições pelo PL.

 


Sargento Gonçalves

Nasceu em Campina Grande, no interior do estado da Paraíba, no ano de 1984.
Formado em Educação física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) chegou a atuar como professor na rede municipal de Natal. Posteriormente, tornou-se membro da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (PMRN).
Filiado ao Patriota (PATRI), em 2018, candidatou-se ao cargo de Deputado federal pelo Rio Grande do Norte utilizando o nome de ‘Cabo Gonçalves’ na urna eletrônica. No pleito conquistou 9.986 votos, não sendo eleito. Em 2020, filiado ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) candidatou-se ao cargo de vereador de Natal, recebendo 1.862 votos, não conseguindo ser eleito, No ano de 2022, com o nome eleitoral de ‘Sargento Gonçalves’, candidatou-se ao cargo de Deputado federal pelo Partido Liberal (PL). Sua candidatura obteve êxito, angariando 56.315 votos.

Compartilhe