Perdendo de goleada: RN é o lanterna em distribuição de vacina no Brasil.

O Ministro das comunicações, Fábio Faria, foi ao seu Twitter e mostrou um número assustador na distribuição de vacinas no RN, dos 26 estados mais o DF, o estado do ministro potiguar é o “lanterna” na distribuição, o ministro se refere como vergonhosa a distribuição pelo governo Estadual, Segundo Fábio, o RN recebeu 2 milhões de doses e só aplicou pouco mais de 57%.

Procurada a secretaria de Comunicação do RN, se manifestou sobre essa informação trazida pelo ministro das comunicações e rebateu dizendo que já distribuiu 89% das doses recebidas pelo governo federal, na verdade o governo Fátima tem o trabalho apenas de distribuir, tendo em vista que o governo federal compra e o municipal aplica.

Mossoró pede vacina.

Enquanto isso o prefeito de Mossoró Allyson Bezerra, implora em suas entrevistas para que o governo do estado envie vacinas para Mossoró; o município é o mais avançado do estado em vacinação, a cidade já esta vacinando pessoas com 42 anos sem comorbidades, enquanto a estimativa do governo para vacinar este publico é somente em agosto.

Veja nota da Secretaria de saúde do RN

NOTA

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) esclarece que os dados apresentados na postagem do ministro Fábio Faria sobre a distribuição de doses das vacinas contra a Covid-19 aos municípios potiguares não condizem com a realidade. Uma rápida pesquisa no sistema Localiza SUS aponta que há mais registros de doses aplicadas no Rio Grande do Norte do que as que, em tese, teriam sido entregues às gestões locais, o que é impossível de ocorrer por razões óbvias. O sistema RN+ Vacina reforça a informação, ao mostrar que 1.808.566 doses foram distribuídas, representando 89.18% do quantitativo recebido pela Sesap. Outras 210.690 vacinas – 37.100 unidades da Coronavac/Butantan e 173.590 da Astrazeneca/Fiocruz – são para segunda dose que estão guardadas pela Sesap a pedido dos municípios, evitando o uso indevido como primeira dose. As demais vacinas são a reserva técnica, retida por orientação do Ministério da Saúde, e distribuída em tempo oportuno.

 

Compartilhe